A Amazon Web Services (AWS) está novamente passando por instabilidades e sites importantes como Mercado Livre, Udemy e Epic Games estão fora do ar ou enfrentando problemas de acesso, conforme dados do DownDectector – uma plataforma especializada em monitorar esse tipo de problema.
Muitas empresas no Brasil utilizam a plataforma AWS da Amazon para hospedar aplicações e sites. Por esse motivo, muitas aplicações e sistemas deixaram de funcionar desde a manhã de hoje.
Segundo comunicado divulgado pela Amazon, boa parte dos serviços está em pleno funcionamento, mas os serviços que hospedam endpoints na VPC (Amazon Virtual Private Cloud) ainda enfrentam problemas de disponibilidade.
A página status do AWS mostra que o problema começou às 09:35 do horário de Brasília para algumas instâncias EC2 da Zona de disponibilidade (USE1-AZ4), provocado por falta de energia no data center da zona USE1-AZ4.
A última atualização, até o momento da redação desta notícia, foi às 13:02 informando que a energia encontra-se estável e a empresa está trabalhando para resolver problemas de conectividade que as instâncias EC2 restantes e os volumes EBS estão enfrentando.
Caos na AWS há duas semanas
Há pouco mais de 2 semanas atrás diversos serviços importantes foram afetados por uma falha ainda maior na Amazon Web Services (AWS), causado por uma sobrecarga na rede da empresa.
Ao contrário do problema de hoje, a falha anterior da AWS foi causada por um erro em um processo responsável por monitorar a capacidade da rede que desencadeou um comportamento inesperado em um grande número de clientes.
Na falha anterior diversos serviços importantes como Ifood, C6 Bank e Canva ficaram fora do ar ou apresentaram algum tipo de problema.
A AWS está trabalhando em um novo painel Service Health Dashboard para ajudar os clientes a receberem atualizações em caso de falhas no serviço e também está buscando formas de melhorar a sua resposta a interrupções no serviço.
Sobre a Amazon AWS
Amazon Web Services, também conhecido como AWS, é uma plataforma de serviços de computação baseada em nuvens de alta disponibilidade, que conta com servidores em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.
Apesar das falhas das últimas semanas de dezembro, a AWS é líder no mercado de cloud computing mundial e é reconhecida por oferecer um serviço de alta disponibilidade e ser muito confiável.
A Amazon Web Services é a maior plataforma de nuvem do mundo, com maior quantidade de servidores. A AWS está presente em todos os continentes e se destaca por oferecer tecnologias de infraestrutura, como computação, armazenamento e bancos de dados, a tecnologias emergentes como machine learning e inteligência artificial, data lakes, análises e Internet das Coisas.
A empresa está à frente de gigantes como Microsoft Azure, Google Cloud Platform, Alibaba Cloud e Oracle em números de clientes e infraestrutura.