A Digital Ocean é uma empresa especializada em hospedagem cloud muito popular, que oferece servidor em nuvem a partir de diversas regiões geográficas e trabalha com cobrança por hora de utilização.
O processo de escolha da melhor hospedagem de site envolve entender o funcionamento de cada tipo de serviço. No caso de uma hospedagem cloud como a oferecida pela Digital Ocean, existem algumas diferenças significativas em relação a serviços tradicionais de hospedagem de site.
A primeira coisa que você precisa entender é que esse serviço é voltado para pessoas com conhecimento técnico para administrar um servidor em nuvem. Isso ocorre porque o cliente é responsável por toda a parte de configuração e administração do servidor (não existe servidor gerenciado na Digital Ocean).
Além disso, quem utiliza cloud vps da Digital Ocean sabe da dificuldade que é obter respostas para dúvidas técnicas. É preciso ter experiência nesse tipo de serviço ou contratar alguém que tenha para cuidar do servidor para você.
Veja algumas informações importantes sobre a Digital Ocean:
Preço | A partir de $ 5,00 por mês |
Uptime | 99,999% |
Sistema operacional | Ubuntu ▪ FreeBSD ▪ Fedora ▪ Debian ▪ CentOS |
Infraestrutura | América do Norte, Ásia e Europa |
Backup automático | Semanal |
Linguagens | PHP ▪ Java ▪ Ruby ▪ Node.js ▪ ASP.NET ▪ Python |
Painel de controle | Painel próprio, cPanel, Plesk |
Armazenamento | Discos SSD |
Suporte ao cliente | E-mail e ticket |
Aplicativos com 1 clique | WordPress ▪ Drupal ▪ Joomla ▪ WooCommerce ▪ Magento ▪ Outros |
Bancos de dados | SQL Server, MariaDB, MySQL e PostgreSQL |
Criador de sites | Não |
Domínio grátis | Não |
Migração grátis | Não |
Certificado SSL grátis | Sim |
Pontos positivos
- Alta disponibilidade dos serviços
- Certificado SSL Gratuito
- Grande oferta de servidores e serviços
- Diversas aplicações pré-instaladas
Pontos negativos
- Servidores localizados no exterior
- Não oferece atendimento em português
- Pagamento apenas em dólar
Sobre a Digital Ocean
A DigitalOcean é uma empresa americana provedora de infraestrutura em nuvem fundada em 2011 que conta com data centers em todo o mundo. A empresa oferece serviços voltados a hospedagem de sites e também de aplicações complexas.
A empresa é conhecida no Brasil como hospedagem VPS, mas ela se enquadra também como hospedagem cloud. Ela é especializada em prover cloud VPS – servidores VPS baseados na arquitetura em nuvem.
A Digital Ocean está oferecendo US$ 100 dólares em crédito para você testar os serviços da empresa. Por esse valor, é possível executar até 20 sites estáticos, além de criar até 10 Droplets básicos para hospedar aplicações como WordPress, Joomla, PHP, etc.
Um servidor em nuvem da Digital Ocean custa a partir de 5 dólares por mês, mas é cobrado apenas o tempo utilizado. Caso exclua o servidor antes de completar um mês, pagará apenas pelas horas utilizadas.
A Digital Ocean se enquadra na modalidade IaaS (Infrastructure as a Service). Ou, em português, infraestrutura como serviço, que é a entrega sob demanda de recursos de computação pela Internet, incluindo rede, armazenamento e outros componentes de infraestrutura.
Uma categoria de computação em nuvem, a IaaS dispensa o usuário da necessidade de manter servidores físicos, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade para provisionar e dimensionar seus recursos conforme necessário.
Digital Ocean Brasil
Não existe Digital Ocean Brasil, o site com este nome não tem relação com a empresa americana. Estamos ressaltando essa informação porque muitas pessoas entram em contato conosco em busca de informações sobre a Digital Ocean Brasil.
Se você tiver algum problema com a Digital Ocean, infelizmente a única forma de entrar em contato com eles é em inglês através do site oficial da empresa. Não existem contatos oficiais da empresa aqui no Brasil.
Para quem é indicada
Este tipo de provedor de servidor em nuvem, assim como outros como Google Cloud e Amazon, são indicados para empresas e profissionais de TI. Ou pelo menos para pessoas com conhecimentos básicos em servidor web
Assim como as demais empresas de hospedagem cloud, a Digital Ocean oferece muitos recursos avançados para serem usados por profissionais. Apesar disso, nada impede que um usuário leigo utilize a empresa para hospedar um site por um custo menor.
Portanto, a Digital Ocean é indicada para todas as pessoas que buscam uma hospedagem de site confiável, com uptime alto e diversos recursos que garantem uma maior velocidade de carregamento para seu site.
Infraestrutura
A Digital Ocean conta com uma enorme infraestrutura para cloud hosting. A maioria dos servidores estão localizados nos EUA, mas, inclui também servidores na Ásia e Europa.
Como é de se esperar de um servidor em nuvem, o uptime é superior a 99.999%. E a velocidade de carregamento dos sites e aplicações hospedadas na Digital Ocean impressiona. A empresa utiliza data centers com equipamentos de última geração, que contam com discos SSD.
A seguir você confere a lista completa da localização dos servidores cloud da empresa:
- Alemanha: Frankfurt.
- Cingapura: Cingapura.
- Canadá: Toronto.
- Estados Unidos: São Francisco e Nova Iorque.
- Holanda: Amsterdã.
- Inglaterra: Londres.
- Índia: Bangalore.
É possível escolher qualquer uma das localizações acima no momento de criar uma nova máquina virtual (Droplet) ou aplicação. Infelizmente a empresa não conta com servidores no Brasil ou países da américa latina.
Produtos e Serviços da Digital Ocean
São muitos recursos e produtos vendidos pela Digital Ocean, os mais populares são:
App Platform
A App Platform é uma plataforma da Digital Ocean que permite desenvolvedores publicar códigos diretamente nos servidores da empresa, sem se preocupar com a infraestrutura ou a configuração do servidor cloud.
Com o App Platform é possível analisar e compilar automaticamente o código do GitHub, GitLab ou repositórios Git públicos e publicar seu aplicativo na nuvem ou publicar uma imagem de contêiner que você já carregou no DigitalOcean Container Registry ou no Docker Hub.
Ele também possui recursos de gerenciamento de ciclo de vida, dimensionamento vertical e horizontal, suporte push-to-deploy, recursos de introspecção e monitoramento, gerenciamento e integração de banco de dados – tudo o que um desenvolvedor precisa para obter código ativo na produção.
Outra opção é iniciar uma aplicação do zero a partir de linguagens. Nessa modalidade, existe um plano gratuito que permite criar um site estático.
O App Platform da Digital Ocean suporta as linguagens:
- React;
- Node.js;
- Python;
- Next.js;
- Ruby on Rails;
- PHP;
- e várias outras...
Para outros tipos de aplicações, a plataforma provisiona automaticamente uma infraestrutura mínima de acordo com a linguagem da aplicação selecionada. A cobrança ocorre por demanda, de acordo com a necessidade de recursos da aplicação.
Droplets
Os Droplets são máquinas virtuais (VMs) escaláveis baseadas em Linux que são executadas em hardware virtualizado. Cada Droplet que você cria é um novo servidor cloud que você pode usar, independente ou como parte de uma infraestrutura maior baseada em nuvem.
Em outras palavras, criar um Droplet significa iniciar um novo servidor VPS, onde é possível escolher a configuração de hardware e também a localização geográfica do servidor.
Além da configuração do servidor, você pode escolher o sistema operacional (CentOS, Debian, Fedora, Ubuntu, FreeBSD e Rocky Linux) e ele também permite criar servidores (Droplet) com aplicações pré-instaladas.
Ou seja, além de criar um servidor do zero, a Digital Ocean possibilita criar Droplet (com apenas um clique) já contendo as aplicações:
São diversas imagens que podem ser selecionadas no momento da criação de um novo servidor. Para isso, basta o usuário escolher a que melhor atende. E também é possível adicionar suporte a backups, IPV6 e monitoramento apenas selecionando essas opções ao adicionar um novo Droplet ao servidor cloud VPS.
Droplets com CPU Dedicada vs CPU Compartilhada
O plano do Droplet escolhido determina a quantidade de recursos alocados ao Droplet. Os recursos como RAM, armazenamento em disco e largura de banda de rede são sempre dedicados, mas você pode escolher entre CPU compartilhada e CPU dedicada para a vCPU do Droplet.
Os Droplets de CPU dedicados têm acesso completo garantido ao hyperthread a todo momento. Com Droplets de CPU compartilhados, o hyperthread alocado para o Droplet pode ser compartilhado entre vários outros Droplets. Quando um Droplet de CPU compartilhado sofre uma carga mais pesada, o hipervisor aloca dinamicamente mais hyperthreads para ele.
No entanto, a quantidade de ciclos de CPU disponíveis para o hipervisor alocar depende da carga de trabalho dos outros Droplets que compartilham esse servidor cloud.
Se esses Droplets vizinhos tiverem carga alta, um Droplet poderá receber frações de hyperthreads em vez de acesso dedicado aos processadores físicos subjacentes. Na prática, isso significa que Droplets de CPU compartilhados podem ter acesso a hyperthreads completos, mas isso não é garantido.
Kubernetes
Kubernetes é um sistema open source de administração de contêineres que automatiza a implantação, dimensionamento e a gestão de aplicações em contêineres.
Esse sistema foi desenvolvido originalmente pelo Google e agora é mantido pela CNCF (Cloud Native Computing Foundation). Ele garante escalabilidade automática e deploy simplificado.
A partir de 20 dólares mensais é possível utilizar o servidor em nuvem da Digital Ocean para implementar o Kubernetes. A empresa fornece gratuitamente um painel de administração para o Kubernetes, você paga apenas pela infraestrutura das VMs utilizadas.
São fornecidas diversas imagens de Kubernetes com aplicações famosas instaladas, facilitando assim a criação de aplicações com apenas um clique. Ele também permite selecionar a quantidade de nodes (instâncias) do cluster, se deseja aplicar updates automáticos e o melhor horário para eles.
Na Digital Ocean, o Kubernetes providencia um servidor master (que faz a distribuição dos serviços) gratuitamente, e os preços são cobrados de acordo com a utilização dos recursos.
Volumes
Volumes são dispositivos de armazenamento baseados em rede que oferecem espaço adicional para armazenar dados de Droplets. Eles podem ser movidos entre Droplets e redimensionados, conforme a necessidade de sua aplicação.
Eles custam US$ 0,10 GB por mês e variam de 1 GB a 16 TB de espaço para armazenamento de dados. As cobranças são feitas por hora de utilização enquanto o volume não for destruído.
Os volumes são mais úteis quando você precisa de mais espaço de armazenamento, mas não precisa do poder de processamento ou memória adicional que um Droplet maior fornece.
Eles são volumes de armazenamento independentes, por isso você pode alterar o volume sem desligar o Droplet anexado. Porém, não podem ser migrados entre diferentes datacenters, apenas para Droplets dentro de um mesmo data center.
Databases
Para quem busca criar um servidor dedicado para banco de dados, a Digital Ocean disponibiliza o Databases em seu serviço de hospedagem cloud. Com ele é possível criar um servidor na nuvem otimizado para banco de dados.
O Databases oferece um painel que possibilita gerenciar facilmente seu banco de dados. Ele inclui recursos integrados como backup diário com ponto de restauração, análise de consultas executadas (queries) e log.
O Databases Digital Ocean oferece suporte aos seguintes banco de dados:
- MongoDB;
- PostgreSQL;
- MySQL;
- Redis.
A vantagem em utilizar um servidor exclusivo para banco de dados está na segurança e disponibilidade do serviço da Digital Ocean. Mas além disso, oferece a possibilidade de escalonar o servidor e criar base de dados somente leitura para determinadas regiões .
Spaces
O Spaces é um serviço de armazenamento de objetos compatível com o Amazon S3, que torna fácil e econômico realizar o armazenamento e distribuição de grande quantidade de dados. É possível criar Spaces individuais para serem colocados em uso rapidamente, dispensando necessidade de configuração.
Ele permite configurar se usuários não autenticados podem listar ou não os arquivos armazenados no servidor. Mas isso não afeta as configurações de permissões individuais de cada arquivo do sistema.
O modo “Private” é mais indicado e seguro, a menos que você possua scripts ou clientes que necessitam buscar listagens de arquivos sem configurar uma chave de acesso.
Images
Salve cópias (Snapshots) do seu servidor cloud da Digital Ocean para permitir criar um novo servidor facilmente aproveitando todas as configurações realizadas anteriormente.
De forma resumida, o snapshot é uma cópia fiel do servidor, muito semelhante a um backup que permite criar novos servidores a partir de uma cópia realizada anteriormente.
Se você precisar destruir um servidor para acabar com as cobranças, criar um snapshot possibilita ativar esse servidor futuramente da mesma forma que ele era quando foi gravado o snapshot.
Networking
A Digital Ocean oferece alguns recursos de rede para seu servidor em nuvem. Entre os principais podemos destacar:
Floating IPs
O Floating IPs é um recurso de rede que permite atribuir um segundo endereço IP estático no servidor cloud e remapear instantaneamente para outros Droplet do mesmo data center.
Ele permite criar mecanismos de failover para comutar o acesso para outros servidores em caso de falhas e dessa forma construir uma infraestrutura cloud computing confiável para seu negócio.
Os IPs são recursos específicos da região, por esse motivo ele só pode ser atribuído a servidores que fazem parte do mesmo data center. Atribuir um Floating IP não altera ou substitui o IP público original do servidor.
Você pode usar Floating IPs para criar infraestruturas de servidor sem pontos únicos de falha, mas um Floating IP sozinho não fornece alta disponibilidade automaticamente.
Para que uma configuração seja altamente disponível, é preciso implementar um mecanismo de failover para automatizar o processo de detecção de falhas do servidor ativo e reatribuir o IP flutuante a um servidor passivo.
Load Balancer
Em um ambiente de hospedagem cloud o servidor é criado para ter o máximo de disponibilidade. O Load Balancer é necessário para distribuir o tráfego entre as instâncias da aplicação.
O recurso de Load Balancer da Digital Ocean oferece suporte a HTTP/2 e permite criptografar o tráfego através de certificados SSL Let’s Encrypt. Ele suporta os protocolos HTTP, HTTP2, HTTPS E TCP/IP, possibilitando o gerenciamento de aplicativos e websites.
O custo por node (instância) é de 10 dólares mensais. Ele pode ser anexado facilmente a um Droplet do mesmo data center e toda conexão ocorre por meio de uma rede VPC.
VPC
Os recursos ligados à mesma rede VPC podem conectar-se entre si de forma segura e eficiente por meio de um IP privado. Dessa forma, evita que agentes mal intencionados consigam interceptar a conexão.
As redes VPC garantem a conexão segura e privada entre os componentes da rede. Sendo este considerado o melhor padrão de segurança para conexão entre Droplets e outros tipos de servidores.
Uma implementação comum é criar uma rede VPC para cada um de seus ambientes: desenvolvimento, preparação e produção.
Isso significaria replicar o servidor web, bancos de dados e volumes de armazenamento do seu aplicativo em três redes VPC separadas e, em seguida, implantar com segurança as alterações do seu aplicativo em cada um dos ambientes.
Firewall
O Firewall permite criar uma barreira para proteger sua infraestrutura e aplicações de ataques externos e internos. É possível criar diversas regras de tráfego de entrada e saída que tornam seu servidor cloud muito mais seguro.
As regras do Firewall podem ser aplicadas a um ou mais Droplets. Desse modo, permite criar configurações individuais de firewall para cada um dos seus ambientes (desenvolvimento, testes e produção).
Monitoring
Crie alertas e seja notificado automaticamente quando um evento adverso ocorrer em seu servidor em nuvem. É possível monitorar o uso da CPU, memória RAM, disco e rede para receber uma notificação personalizada caso estejam perto de atingir o limite.
A utilização excessiva de recursos do servidor cloud pode ocorrer por falhas na configuração ou aumento repentino na demanda. Por esse motivo, realizar o monitoramento do Droplet é uma etapa importante para identificar problemas e buscar soluções para evitar que sua aplicação ou site fique fora do ar.
Normalmente, esse tipo de monitoramento exige a contratação de um serviço externo conhecido como monitor de uptime, que acessa seu site ou aplicativo para verificar se está tudo funcionando corretamente. Com um serviço dedicado fornecido pela DigitalOcean essa verificação é muito mais segura e confiável.
Quanto custa a hospedagem Digital Ocean
A hospedagem na Digital Ocean custa a partir de 5 dólares por mês, que é o valor de um Droplet com recursos mínimos para rodar aplicações e sites. Outros tipos de serviços adicionais têm diferentes preços, alguns chegam a custar apenas 1 dólar por mês.
Na Digital Ocean você paga pelo tempo que utilizar. Por isso, a cobrança dos recursos pode variar conforme a utilização, sendo que o valor mensal mostrado no site é apenas uma referência do valor máximo que irá pagar ao final de um mês de uso.
E conforme você escolhe Droplets ou serviços com mais recursos, o valor pago por hora aumenta. Mensalmente é calculado o número de horas de utilização de cada um dos serviços da Digital Ocean e uma fatura de cobrança é emitida.
Para quem busca “Digital Ocean Grátis” a empresa oferece um crédito de 100 dólares (sim, é muita coisa!) para você testar os serviços da empresa, sem compromisso.
Para usufruir do voucher da Digital Ocean é preciso informar um número de cartão válido, mas nada será cobrado no cartão desde que não ultrapasse o limite do voucher promocional.
Formas de pagamento
A Digital Ocean aceita pagamentos por meio de cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard e American Express, além de aceitar pagamentos do PayPal.
Não existe como pagar pelo serviço usando cartão de crédito nacional, boleto bancário ou PIX. Por ter sede nos EUA, a empresa não aceita os meios de pagamentos comuns aqui no Brasil.
Um detalhe importante é que a empresa cobra em dólar. Então é preciso ficar atento às variações cambiais e o IOF cobrado sobre as conversões de moedas por seu cartão de crédito.
Suporte técnico
A Digital Ocean oferece suporte técnico 24 horas por meio do ticket. A empresa não conta com atendimento por telefone ou chat, no entanto os clientes que enviam um pedido de suporte para a empresa costumam ser atendidos rapidamente.
Um ponto positivo é que a empresa investe pesado em materiais de ajuda e disponibiliza diversos tutoriais. Com uma rápida busca você encontra rapidamente a resposta para quase todas as dúvidas diretamente no site da empresa.
A empresa é referência na disponibilização de tutoriais para quem está começando agora no universo do cloud hosting e servidor VPS. A empresa também conta com um fórum de ajuda com uma comunidade bastante ativa e disposta a ajudar.
O painel de controle intuitivo e fácil de usar pode ser um facilitador, porém peca por não estar traduzido para português. Uma pessoa acostumada com os termos técnicos tira de letra essa dificuldade por conta do idioma.
Por ser uma empresa que não está presente no Brasil, não é possível interagir com a Digital Ocean no Reclame Aqui.
A Digital Ocean é boa para hospedagem?
A Digital Ocean é uma excelente opção para hospedagem cloud, porém ela é voltada para um público com experiência em gerenciamento de serviços de cloud computing.
O custo-benefício do serviço é muito bom, apesar do dólar alto deixar ele um pouco caro. Um serviço como este, com a qualidade da Digital Ocean e os recursos que ela oferece, é muito difícil de achar igual no Brasil.
Existem outras alternativas como o Google Cloud (suporta pagamento em real) e Amazon (bem mais caro que a Digital Ocean). Ainda assim, a Digital Ocean é uma boa escolha para hospedar sites e aplicações através de um servidor em nuvem.
Se para você é difícil a utilização deste tipo de serviço por conta de exigir conhecimentos avançados, existem serviços mais simples e baratos como os mostrados no artigo melhor hospedagem de site.
Clique aqui para saber mais sobre a Digital Ocean.
Conclusão
A Digital Ocean oferece serviços destinados principalmente a desenvolvedores, profissionais e entusiastas da área. Um usuário leigo teria muito dificuldade em lidar com toda a tecnologia cloud que a Digital Ocean oferece.
Mas nada impede que qualquer pessoa crie um Droplet na Digital Ocean. Essa tarefa é muito simples, diga-se de passagem. E com as imagens do WordPress e outras aplicações já instaladas, é possível colocar um servidor no ar em menos 5 minutos, mesmo sem saber nada de servidores web.
Neste review, conhecemos os produtos e serviços da Digital Ocean. Acreditamos que agora você sabe um pouco mais desta empresa e poderá avaliar se ela é a melhor hospedagem de site! Para saber mais, acesse a documentação oficial.
Meu irmao esta sofrendo fraude com um site hospedado pela digital ocean, onde estao usando dados da empresa dele para fazer fraude na internet, sabe me dizer como posso contactar esta empresa para tirar o site do ar ??
grato.
Olá Messias. Infelizmente no Brasil as fraudes são muito comuns. Procure por "Report abuse" no site da Digital Ocean.
Embora não tenha conhecimentos profundos da área, pontuastes bem aspectos importantes para que quem manja da área possa fazer uma escolha consciente. Parabéns!