Os 10 melhores bancos de imagens (gratuitos) para ter fotos de alta qualidade em seus posts

Bancos de imagens gratuitos são ferramentas interessantes para aumentar o apelo visual de seus posts e deixá-los (muito) mais atraentes.

bancos de imagens gratuitos

Sem dúvidas, imagens são muito importantes na produção de conteúdo para internet. Elas ajudam a atrair a atenção dos visitantes, cooperam para a acessibilidade e deixam seus artigos visualmente atrativos. Entretanto, infelizmente, encontrar imagens de boa qualidade e em contexto viável, pode ser uma tarefa complicada e até mesmo cara. Por causa disso, mostraremos bancos de imagens gratuitos para utilizar nos seus posts. E sim, separamos apenas os melhores.

Como é possível ver em nossos posts, preferimos utilizar ilustrações ao invés de fotos. Também falaremos qual banco de ilustrações utilizamos e como preparamos cada imagem. É uma forma interessante de deixar seu blog mais harmonioso em termos de design.

Saber escolher as imagens certas é algo de extrema importância, mas otimizá-las com a tag Alt faz toda a diferença (sem falar em utilizar em formatos mais leves, como o Webp).

O que é um banco de imagens?

Banco de imagens é uma biblioteca online de imagens que podem ser utilizadas para diversos fins, como ilustrar um artigo, criar um anúncio publicitário, produzir uma apresentação, entre outros. Essas imagens são geralmente licenciadas e estão disponíveis para uso comercial ou não comercial.

Para os donos de sites, um banco de imagens gratuitos pode ser uma ótima opção para encontrar imagens de qualidade para uso em seus conteúdos. Isso porque, muitas vezes, é difícil e caro produzir as próprias imagens para um site. Além disso, muitos bancos de imagens oferecem opções de busca avançada, permitindo que os usuários encontrem facilmente imagens que se encaixam em um determinado estilo, cor ou assunto.

Utilizados em diferentes projetos pessoais e comerciais, como sites, posts de redes sociais, artigos para blogs, dentre outros. As imagens que ocupam os bancos normalmente são de fotógrafos e ilustradores profissionais que as liberam por meio de pagamento ou de graça (como é o caso das listadas nesse conteúdo).

Os bancos de imagens podem ser de diferentes tipos como:

  • Totalmente gratuitos. 
  • Gratuitos, mas com planos profissionais.
  • Assinatura: em que se paga uma única vez para ter acesso a todos os conteúdos.
  • Licenciamento por imagem ou por conjunto delas: em que cada imagem possui valor sendo cobrado via créditos ou dinheiro mesmo. 

Com certeza, os bancos de imagem (principalmente os gratuitos) são a melhor opção para quem deseja dar mais vida aos seus conteúdos. Além de encontrar o tipo de imagem que deseja rapidamente, há como entrar no perfil do fotógrafo e encontrar fotografias semelhantes.

Os 10 bancos de imagens gratuitos para utilizar no seu site

Conheça os 10 banco de imagens mais populares e mais completos da internet.

1. Unsplash

Bancos de imagens gratuitos: site Unsplash

O Unsplash é um site de compartilhamento, agrupamento e publicação de fotos, servindo como banco de imagens com uma seleção variada de alta qualidade. Como se espera, todas as imagens listadas no Unsplash são livres de direitos autorais e totalmente gratuitas. 

A ferramenta tem mais de 10 anos de existência e possibilita fotógrafos, em qualquer nível de profissionalismo (se forem selecionados pelos criadores), compartilharem suas capturas e ofereçam aos visitantes a chance de usá-las em diversos projetos, sem nem mesmo precisar de um link de indicação ou referência.

No total, são mais de 1 milhão de fotos disponíveis, alimentando artigos, vídeos e outros conteúdos diariamente. Há uma interessante variedade de categorias, como natureza, wallpapers, fotografia de rua, pessoas, animais, experimento e muito mais.

Todos os usuários podem pesquisar e baixar imagens gratuitamente, sem nem ao menos se cadastrar. Basta escolher a imagem, optar pelo tamanho que deseja, fazer o download e utilizar.

Além disso, eles oferecem também um plano premium chamado Unsplash for Brands. Ele dá acesso a uma seleção exclusiva e recursos extras focados em marcas e empresas.

Para fazer parte, é necessário preencher o formulário da lista de espera da Unsplash e ter orçamento mínimo de U$ 50 mil. E sim, esse plano premium é focado em empresas enormes no mercado. Só o plano gratuito já é mais do que suficiente.

2. Pexels

Pexels

O Pexels é um banco de imagens gratuitas de alta qualidade. Desde 2014, o site desenvolvido por Bruno Joseph, Ingo Joseph e Daniel Frese, tem o objetivo concreto de oferecer imagens que podem ser usadas, sem qualquer restrição, por qualquer pessoa, independente se for para uso comercial ou pessoal.

O Pexels, assim como as outras plataformas desse artigo, oferece uma seleção impressionante de fotos e imagens, tendo categorias relacionadas a: arquitetura, pessoas, profissões, comidas, tecnologia, paisagens e várias outras. É notável, para os usuário, o quanto todas as fotos são realmente selecionadas pela alta qualidade que possuem.

As fotos do Pexels são possuem licença Creative Commons Zero (CC0). Isso significa que todos os arquivos de imagens e vídeos hospedados lá podem ser copiados, alterados e distribuídos sem nenhuma atribuição, link ou pagamento

Dessa forma, o Pexels se mostra a opção ideal para rechear seu conteúdo com imagens relevantes, de alta qualidade e bonitas, sem se preocupar com possíveis problemas jurídicos.

3. Pixabay

Pixabay

O Pixabay é um banco de imagens, vídeos, ilustrações, vetores, música e efeitos sonoros gratuitos que oferece uma coleção imensa de arquivos de mídia em qualidade surpreendente. A plataforma foi fundada em 2010 na Alemanha e junto com Pexels e Unsplash é atualmente um dos maiores bancos de imagens gratuitas de todo o mundo.

Afinal de contas, são mais de 1,8 milhões de fotos, ilustrações e vetores. Todos os arquivos protegidos pela licença Creative Commons Zero, que, como explicado no tópico anterior, permite total controle das imagens, te dando liberdade para alterá-las, distribuí-las e usá-las sem qualquer problema.

O site oferece também alguns recursos adicionais interessantes, como um editor e plugin para WordPress.

Esse plugin permite acesso às imagens do Pixabay direto do painel do seu site, algo que te ajuda a agilizar bastante o processo de criação de conteúdo.

4. Gratisography

Gratisography

O Gratisography tem uma proposta um pouco diferente dos outros sites listados até agora. O objetivo dele não é ser apenas um banco de imagens gratuito com inúmeras fotos, mas sim ter o máximo de fotos diferentes “não encontradas em todos os lugares”. Podemos dizer que é um banco de imagens criativas. 

De acordo com os próprios criadores, a maioria dos sites no estilo banco de imagem gratuito oferecem “nada além do esperado” com “pessoas de negócios bem vestidas em termos entediantes e engomados com as mesmas faces inofensivas e atraentes”.

Na contramão de sites que possuem quantidade, mas não criatividade, o Gratisography decidiu formar o seu próprio caminho, garantindo uma exclusividade que o destaca dos outros.

A ferramenta foi criada em 2011 pelo fotógrafo Ryan McGuire, alguém extremamente apaixonado por construir uma comunidade no meio da arte. O autor é um pouco “fora da caixa”. O site oficial lista que ele dirige um VW Beetle 1971 que transformou em um dinossauro e que usa 50 sinos em torno de seus tornozelos todos os dias nos últimos 12 anos. O que é sério e o que é arte nesse relato? Nós não sabemos, mas ficamos felizes pela existência do Gratisography.

5. Burst

Burst

O Burst é um dos bancos de imagens gratuitos livres de direitos autorais, com o diferencial de ser fornecido pela Shopify, uma plataforma de comércio eletrônico que permite seus usuários criarem e gerenciarem lojas online com diversas opções de pagamento. A plataforma foi fundada em 2006 no Canadá, se tornando, hoje, extremamente popular.

Embora não seja obrigatório, o Burst recomenda que os fotógrafos sejam atribuídos, para que eles possam se sentir motivados a continuarem inserindo imagens na plataforma. Ainda assim, o uso delas é livre e vale muito a pena, principalmente para fugir de fotos comuns, uma vez que a maioria das pessoas utiliza o Pexels e Unsplash.

Um diferencial do Burst são as Ideias de Negócio, nome dado às coleções de fotos gratuitas em conjunto com estudos de caso para incentivar a criação do próprio negócio em um nicho específico. De forma geral, a ideia é identificar produtos populares que são fáceis de produzir ou revender. 

6. Freepik

Freepik

O Freepik é um dos bancos de imagem gratuitos mais utilizado. Por que? Porque ele agrupa, além de imagens, recursos gráficos como imagens vetoriais (que podem ser escaladas sem perder a qualidade), fotos e arquivos PSD (que abrem no Photoshop)

Fundada em 2010, o Freepik oferece arquivos gratuitos e pagos para uso pessoal e comercial. A plataforma também oferece um serviço de assinatura chamado Freepik Premium. Nele, se tem acesso a recursos e funcionalidades exclusivas, incluindo vetores, fotos, ícones, modelos, dentre outros. 

A plataforma é gratuita (com exceção, logicamente, dos planos pagos), mas te pede a indicação e atribuição de cada arquivo utilizado lá. Na prática, poucas pessoas fazem isso, embora seja o correto. Ainda assim, pela quantidade massiva de vetores e ilustrações, como as que utilizamos nesses artigos, o Freepik se mostra um verdadeiro canivete suíço capaz de te oferecer recursos além dos bancos de imagens gratuitos convencionais. 

7. StockSnap

stocknap.io

O StockSnap é um dos bancos de imagens gratuitos mais desconhecidos (e isso é algo bom) e com um dos melhores arquivos, se precisa fugir dos mais utilizados. Todas as imagens nele estão sobre a licença Creative Commons - CC0, que, como já explicado anteriormente, possibilita a distribuição, edição e uso totalmente grátis, sem a necessidade de atribuição.

Dentre as categorias de fotografia, podemos encontrar popular (que lista as mais visualizadas e baixadas), pessoas, amor, negócios, inverno, praia, galáxia, dentre outros. É uma boa opção para fugir dos bancos de imagens gratuitos mais comuns e dar aquela renovada nas figuras dos seus posts.

8. Rawpixel

Bancos de imagens gratuitos: site Rawpixel

O Rawpixel é um site/ferramenta digital que agrupa recursos visuais, oferecendo uma coleção imensa de imagens, vetores e PSDs (arquivos utilizado no Photoshop) para uso em projetos, sejam pessoais ou comerciais.

A plataforma tem mais de 7 milhões de recursos visuais criados por sua própria equipe de designers e fotógrafos com contribuições de outros artistas também. Número esse que está em constante aumento, pela real preocupação em oferecer o máximo de elementos com qualidade.

Há também uma opção de assinatura profissional com recursos exclusivos, mas a sua versão gratuita é mais do que suficiente para alimentar um blog ou melhorar as postagens da sua rede social.

9. Kaboompics

Bancos de imagens gratuitos: site Kaboompics

Seguindo a linha dos bancos de imagens gratuitos, temos também o Kaboompics. O site, bem mais sofisticado, foca na consistência e na alta qualidade de imagens, não apenas do ponto de vista do arquivo, mas também do ponto de vista fotográfico.

É uma opção interessante para buscar imagens requintadas que passam o ar de extremo profissionalismo. Diferente dos outros sistemas semelhantes, o Kaboompics permite a seleção de múltiplas imagens as baixando em conjunto, uma forma bem mais produtiva de escolher as figuras necessárias para seu conteúdo.

Outro ponto positivo, é clicar em uma imagem e ter acesso a fotografias semelhantes, algo que muitos criadores de conteúdo usam em carrosséis no Instagram, por exemplo. Dos sites listados, esse é o mais produtivo, embora não se tenha um número massivo de imagens como os outros.

Curiosidade: ele foi criador pela Karolina Grabowska. O perfil dela no Instagram pode servir de inspiração para fotógrafos amadores, principalmente aqueles que valorizam fotografias mais conceituais e elegenates. 

10. Splitshire

splitshire

O Splitshire, criado pelo fotógrafo italiano Daniel Nanescu, começou com agrupamento de suas imagens profissionais, de forma a compartilhar gratuitamente para quem quisesse utilizar. Hoje, com uma coleção impressionante de imagens, é possível encontrar fotografias de diversas categorias, como paisagem, pessoas, tecnologia, psicologia, marketing, dentre outras. 

Embora não seja tão reconhecido na comunidade de bancos de imagens gratuitos, o Splitshire tem seu espaço para usuários que preferem optar por imagens não tão utilizadas em outras centrais de conteúdo, como blogs e redes sociais.

Não é só usar o Google Imagens?

Diferente do que muitos pensam, não é aconselhável usar imagens do Google Imagens. A maioria das fotografias e ilustrações encontradas lá possuem direitos autorais e sem a devida autorização do proprietário desses direitos, há a chance da pessoa ser responsabilidade na justiça por uso indevido.

Claro, existem arquivos licenciados para uso público, como imagens de domínio público ou com licenças Creative Commons. No entanto, é importante verificar os termos de uso de cada imagem individualmente antes de utilizá-la.

Essas informações de licenças podem ser encontradas em Ferramentas → Direitos de Uso, como mostra a imagem abaixo.

licenças da pesquisa cachorro no google imagens

A alternativa mais segura, nesse caso, são os bancos de imagens gratuitos (ou pagos, se decidir investir em imagens mais diferentes que as comuns utilizadas). Dessa forma, se tem a segurança que não enfrentará nenhum problema jurídico no futuro e nem ferirá os direitos autorais de outros criadores.

Perguntas frequentes sobre os bancos de imagens gratuitos

Qual dos bancos de imagens gratuitos utilizar?

Todos! Muitas vezes, pode ser que não encontre uma imagem específica e prefira optar por bancos de imagens mais desconhecidos. Porém, de forma geral, o Pexels, Unsplash e Freepik funcionam perfeitamente para diversos nichos diferentes.

Em qual site baixamos as ilustrações dos posts e thumbnails dos artigos?

Utilizamos o Storyset by Freepik. É uma ferramenta que disponibiliza diversas ilustrações e permite a edição online delas. Utilizamos o plugin do Storyset diretamente no Figma.

Vi a mesma imagem em diferentes bancos de imagens gratuitos, isso é normal?

É sim. Muitas vezes, o mesmo fotógrafo, por querer ter seu trabalho divulgado, envia as mesmas imagens para diferentes bancos de imagens. Porém, muitos deles são mais criteriosos quanto a isso. 

Conclusão: bancos de imagens gratuitos

No artigo de hoje mostramos sites que agrupam imagens que podem ser utilizadas, em maioria, sem a necessidade de atribuição, pagamento ou indicação. Esperamos que todo o conteúdo tenha te ajudado a descobrir mais sites desse tipo.

Se conhecer mais algum site nessa categoria, por favor, indique nos comentários. Temos certeza que há diversos outros bancos de imagens gratuitos muito interessantes, mas pouco conhecidos.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário