Você já ouviu falar de ataques de DDoS? Se tem ou planeja ter um site ou blog, é importante se familiarizar com esse termo. Acredite ou não, DDoS são perigosos e podem te fazer perder muito, desde dinheiro até anos de investimento no seu conteúdo e reputação online.
No mundo de hoje, ter o seu site online é algo comum e esperado quando se coloca ele em servidores de qualidade. Mas imagine esse mesmo site, que deveria permanecer online 24 horas por dia e 7 dias por semana, se desligar e ficar inoperante por horas, ou pior, dias... Assustador, não é mesmo? Esse é um dos estragos realizados por ataques de DDoS.
Os Ataques de Negação de Serviço Distribuído (DDoS) são uma das ameaças mais temidas em um site. Qual a boa notícia? Há como criar uma estrutura de segurança para evitar esses ataques e, pelo menos, diminuir os problemas gerados por eles.
Nesse artigo, mostraremos exatamente: o que é ataque de DDoS, a evolução deles, os tipos de ataques DDoS, os impactos que eles geram e muito mais.
O que é ataque de DDoS?
Um ataque DDoS, ou "Distributed Denial of Service" (Negação Distribuída de Serviço), é uma tentativa maliciosa de sobrecarregar um sistema de computador, rede ou serviço online, enviando uma enorme quantidade de tráfego de internet simultaneamente, vindo de várias fontes distribuídas
O objetivo é inundar o alvo, tornando-o inacessível para usuários legítimos, causando interrupções ou quedas de serviço. Esses ataques podem ser conduzidos por uma rede de computadores comprometidos, conhecida como botnet, e são prejudiciais à disponibilidade e à estabilidade dos serviços online.
Eles fazem isso sobrecarregando o site ou serviço com uma quantidade muito alta de tráfego falso, muito mais do que o servidor conseguiria lidar. Foi o que aconteceu recentemente com o OneDrive, serviço da Microsoft, por exemplo.
Por que se chamada “negação de serviço distribuída”? Porque esses ataques normalmente vêm de várias fontes de uma vez. Imagine milhares ou até milhões de computadores se conectam para enviar tráfego para um único site ao mesmo tempo.
Como funciona um ataque DDoS?
O ataque DDoS funciona da seguinte forma:
- Recrutamento da rede de ataque: O primeiro passo para um ataque de DDoS é criar a chamada rede de botnet, um grupo de computadores infectados que são controlados pelo criador do ataque. Normalmente, esses computadores são infectados e desprotegidos com vírus.
- Início do ataque: Assim que a rede de botnet estiver estabelecida, o criador do ataque direciona esses computadores para enviar uma quantidade massiva de tráfego para o alvo, podendo ser um site específico ou um servidor. Isso é feito de forma simultânea, resultando em uma sobrecarga.
- Sobrecarga: A quantidade absurda de tráfego é muito para o alvo aguentar, resultando na sobrecarga do servidor ou site. Assim, o serviço ficará lento ou, em alguns casos, completamente inacessível aos usuários.
É importante destacar que durante o DDoS, o responsável pelo ataque permanece anônimo, já que os computadores na rede de botnet são apenas ferramentas, e seus donos geralmente não fazem ideia de que seus dispositivos estão sendo usados para tal atividade.
Qual a vantagem para o criminoso virtual em realizar um ataque DDoS?
Um ataque DDoS pode ser atraente para um cibercriminoso por vários motivos:
- Interrupção do serviço: Um ataque DDoS pode interromper o serviço de um site, o que é altamente prejudicial para negócios que dependem da disponibilidade constante, como lojas virtuais e bancos digitais. Essa interrupção pode causar perdas financeiras significativas para a empresa-alvo e impactar negativamente sua reputação (o que afeta seu desempenho no mercado).
- Distração: Em alguns casos, um DDoS pode ser usada como distração para esconder outras atividades maliciosas. Enquanto a equipe de segurança da empresa se dedica a lidar com o ataque, o criminoso pode estar explorando demais vulnerabilidades ou outros tipos de ataque.
- Vandalismo Cibernético: O cibercriminoso pode realizar um ataque DDoS por vingança, para causar danos ou simplesmente “porque sim”.
- Extorsão: Alguns criminosos lançam ataques DDoS como uma forma de extorsão, ameaçando derrubar de vez o site a menos que o proprietário do site pague um resgate, normalmente em bitcoin irrastreável.
- Competição: No mundo dos negócios online, tem havido casos em que uma empresa foi acusada de lançar um ataque DDoS contra seus concorrentes para interromper seus serviços e atrair mais clientes para si própria.
Claro que essas são apenas algumas razões possíveis. As motivações para um ataque desse tipo podem variar bastante, a depender do caso.
Exemplos de ataques DDoS
Para entender melhor os impactos de um ataque DDoS, mostraremos exemplos reais que entraram para a história da internet.
Dyn (ataque realizado em 2016)
Em uma sexta-feira até então corriqueira, vários sites populares, incluindo Twitter, Reddit, Netflix e CNN, caíram por horas. O que aconteceu? Esses sites foram vítimas de um enorme ataque DDoS contra a Dyn, uma empresa que hospeda o Sistema de Nomes de Domínio (DNS). Esse incidente ressaltou uma importante vulnerabilidade na infraestrutura da Internet.
GitHub (ataque realizado em 2018)
Se você já estudou programação ou versionamento de código, conhece o GitHub. Ele foi atingido por um ataque DDoS que causou um enorme pico de tráfego. Felizmente, graças a algumas manobras técnicas rápidas, o GitHub conseguiu sobreviver sem nenhuma perda significativa de dados.
Spamhaus (ataque realizado em 2013)
O ataque realizado contra a Dyn parece brincadeira quando falamos do ataque à Spamhaus. Considerado um dos maiores ataques DDoS da história, este incidente quase “quebrou” a rede mundial de computadores. A Spamhaus, uma organização com o objetivo de bloquear spam de todo o mundo, foi atingida por um ataque massivo que sobrecarregou sua rede com 300 Gigabits por segundo de tráfego. O ataque foi tão intenso que causou lentidão na Internet em diversos locais ao redor do planeta.
"Nós estivemos sob este ataque cibernético por mais de uma semana. Mas estamos funcionando, eles não foram capazes de nos derrubar. Nossos engenheiros estão fazendo um trabalho imenso para manter-nos de pé", Steve Linford, executivo-chefe da Spamhaus.
Espero que esses exemplos tenham te dado uma visão real do que um ataque DDoS é e do impacto que pode causar. Atualmente, os métodos de segurança se tornaram mais eficazes. A expectativa é que ataques assim ocorram cada vez menos.
Qual o impacto de um ataque DDoS?
Um ataque DDoS tem impactos além da tecnologia, afetando negócios no mundo real. Esses são alguns exemplos do que pode acontecer com um site ou empresa que tem seu servidor atingido por um desses ataques.
Interrupção dos Serviços
Um dos maiores e mais básicos impactos de um ataque DDoS é a interrupção gradual ou imediata dos serviços online. Os servidores são sobrecarregados com muito tráfego, impossibilitando para os usuários o acessarem.
Prejuízo Financeiro
As consequências financeiras de um ataque DDoS podem ser surpreendentes. O que inclui o custo de se proteger do ataque, bem como a perda de dinheiro devido à interrupção dos serviços. As empresas, a depender do país em que estão registradas, também podem enfrentar multas se não conseguirem proteger de forma adequada os dados dos seus usuários.
Dano à Reputação
Um ataque DDoS pode causar danos significativos à reputação de uma empresa ou site. Os usuários podem perder a confiança na capacidade de protegerem seus dados e serviços, o que reduz sua cartela de clientes a médio e longo prazo.
Perda de Dados
Em alguns casos, os ataques DDoS podem ser usados como tática de distração para atividades mais ocultas, como a infiltração na rede e o roubo de dados sensíveis.
Custo de Recuperação
Depois de um ataque DDoS, a recuperação tender a ser um processo longo, cansativo e caro. Além do mais, as empresas ainda precisam investir em relações públicas para reconstruir sua reputação. Claro que, no caso de empresas muito grandes, normalmente alvo desses ataques.
Interrupção em Parceiros de Negócios
Um ataque DDoS também pode ter um impacto indireto nos parceiros de negócios, como aconteceu com a Dyn, em que acabou afetando diversos outros sites na internet Se for um serviço crítico para os parceiros, como um servidor de nomes ou servidor de hospedagem, a interrupção pode interferir na capacidade dos parceiros de realizar seus negócios de maneira eficaz.
Quais os tipos de ataques DDoS?
Ataques DDoS operam de forma bastante similar, mas podem se diferenciar em tipos diferentes. Falaremos sobre os principais logo abaixo:
Ataque UDP Flood
Esse ataque inunda portas aleatórias de um destino com pacotes UDP (user datagram protocol - protocolo de datagrama de usuário), um protocolo de comunicação rápido. O servidor se sobrecarrega, ao tentar verificar a integridade das informações recebidas, e acaba por se tornar inacessível.
Ataque NTP Flood
Aqui, os invasores bombardeiam um alvo com pacotes de NTP (network time protocol - protocolo de tempo de rede) falsos, mas aparentemente autênticos. Os servidores NTP da vítima tentam responder a todas as solicitações, acabando por esgotar-se de recursos e cair, deixando a rede fora do ar.
Ataque SYN Flood
Esses ataques afetam o processo de comunicação TCP de três vias, conhecida como “Three-Way Handshake”. O criminoso envia pacotes SYN para o alvo a partir de IPs falsos repetidamente, o que faz com que a memória de conexão do servidor entre em colapso, tornando o sistema inacessível.
Ataque VoIP Flood
Esse ataque é uma variação do UDP Flood. O cibercriminoso envia uma enorme quantidade de solicitações falsas destinadas a protocolos VoIP. A consequência é a sobrecarga dos servidores VoIP e consequente queda dos sistemas.
POD (Ping of Death)
Neste tipo de ataque DDoS, os protocolos de IP são atingidos por solicitações "ping" que excedem o tamanho máximo de pacote de IP. Isso provoca sobrecarga e falha do sistema alvo.
A importância da hospedagem de sites para se proteger contra ataques DDoS
Agora, aqui é onde a empresa de hospedagem do seu site entra em cena. A sua empresa de hospedagem deve oferecer proteção robusta contra ataques DDoS e também outros tipos de insegurança, já que é sua primeira linha de defesa. As empresas de hospedagem podem implementar diversas medidas para combater efetivamente tais situações.
Para começar, é possível usar várias técnicas de análise de tráfego para identificar padrões anormais que indicam um ataque DDoS. Há também como restringir a quantidade de tráfego que é permitida para um único usuário, o que pode prevenir ou pelo menos mitigar um ataque.
Além disso, muitas empresas de hospedagem agora usam sistemas de detecção e prevenção DDoS. Estes sistemas são desenvolvidos para identificar um ataque DDoS em seus estágios iniciais, logo antes de afetar consideravelmente o servidor, e tomar medidas para impedir que cause danos maiores.
Ao selecionar uma empresa de hospedagem para o seu site, é essencial considerar as medidas de segurança deles. Quanto mais preparada a empresa de hospedagem estiver para lidar com um ataque DDoS, menor será a chance de seu site ser efetivamente impactado e acabar sofrendo os diversos impactos trazidos por essa situação.
A Hostinger tem investido bastante em proteção nos últimos anos e, na nossa opinião e pesquisa, é a melhor empresa de hospedagens de site da atualidade. Além da sua estrutura robusta de segurança, para aumentar ainda mais a proteção, ela recomenda o uso de CDN (content delivery network - rede de distribuição de conteúdo), como a CloudFlare.
A CloudFlare funciona como uma espécie de filtro que impede solicitações indevidas nos servidores onde seu site está localizado. A ferramenta ainda funciona como cache externo, liberando o acesso a páginas e conteúdos já carregados em outra ocasião, algo que economiza muita banda e gera acesso rápido às páginas desejadas.
Por último, tenha sempre um backup recente do seu site. A maioria das pessoas possui hospedagem compartilhada. Isso significa que seu site pode ser impactado até mesmo por ataques feitos a outros sites. Ter uma cópia de segurança é o melhor recurso para voltar com seu site totalmente funcional depois de uma situação dessas.
Conclusão
Os ataques DDoS são comuns e acontecem em uma frequência maior do que gostaríamos. Felizmente, graças às ferramentas de proteção e serviços de identificação de tráfego, ouvimos falar cada vez menos deles. Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender o perigo que são ataques DDoS. Para dúvidas e sugestões, por favor, fale conosco pela seção dos comentários.
Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!